Marcus Orione

Área de identificação

Tipo de entidade

Desembargador (a) Federal

Forma autorizada do nome

Marcus Orione

Forma(s) paralela(s) de nome

    Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras

      Outra(s) forma(s) de nome

      • Marcus Orione Gonçalves Correia

      identificadores para entidades coletivas

      Área de descrição

      Datas de existência

      Posse: 09 de dezembro de 2024

      Histórico

      Ingressou na Magistratura Federal em 1993. A partir de 1996 é Juiz Federal Titular. É promovido a Desembargador Federal pelo critério de antiguidade.
      Em várias oportunidades foi convocado para atuar como Juiz Federal Convocado no TRF-3ª Região.

      Locais

      Atuou em Varas de Campinas, Campo Grande, São José do Rio Preto, Vara Criminal de São Paulo, entre outras. A partir do ano 2000, passou atuar no Fórum Previdenciário da Capital exercendo a titularidade na 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Varas Previdenciárias

      Estado Legal

      Funções, ocupações e atividades

      Formado em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. A especialização, o mestrado, a doutorado e a livre-docência foram pela Universidade de São Paulo. Sua área de pesquisa é do Direito do Trabalho, Direito Previdenciário, Direitos Humanos e Sociais e tem o materialismo histórico-dialético como principal método de pesquisa.

      Professor titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo desde 1999, primeiro como celetista, após obtenção do título de livre-docente, passa para Professor associado e, desde 2023, é Professor titular. Já na Universidade Federal de Santa Maria exerce a docência desde 2021.
      Também foi Docente na Escola da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul e, de 1989 até 1995, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, essa como Professor Assistente.
      Como Professor de pós-graduação orientou e participou de bancas de diversos mestrandos e doutorandos, bem como de trabalho de conclusão de graduação e especialização.

      Na pesquisa acadêmica, publicou, como autoria ou co-autoria, mais de 30 livros, entre os quais destacamos “A invenção da classe trabalhadora brasileira, Editora Sundermann, 2024”; “Direito Sindical Crítico, editora RTM, 2021”;” Desaposentação - aspectos teóricos e práticas, publicado pela Escola Paulista de Direito Social, 2016”; “Curso de Direito da Seguridade Social, pela Editora Saraiva, 2013” e “Direitos fundamentais sociais, Editora Saraiva, 2015”.
      Foram outras dezenas de artigos publicados em Revistas, acadêmicas de Universidades e Faculdades e especializadas em Direito. É editor e revisor de revistas de várias universidades públicas no país.
      Destaca-se também a atuação como pesquisador líder da Rede de Pesquisa Brasil-Alemanha de Seguridade Social em conjunto com a Faculdade de Direito da USP e a Universidade de Münster.

      Mandatos/fontes de autoridade

      Foi Vice-diretor do Foro na Seção Judiciária do Estado de Mato Grosso do Sul, Corregedor da Central de Mandados no Fórum de São José do Rio Preto, Coordenador do Fórum Previdenciário de São Paulo.

      Estruturas internas/genealogia

      Contexto geral

      Área de relacionamentos

      Área de pontos de acesso

      Pontos de acesso de assunto

      Ocupações

      Posse como Desembargador (a)

      Nota

      Desde 09 de dezembro de 2014.

      Área de controle

      Identificador de autoridade arquivística de documentos

      Identificador da entidade custodiadora

      Regras ou convenções utilizadas

      Estado atual

      Nível de detalhamento

      Datas de criação, revisão e eliminação

      Idioma(s)

        Sistema(s) de escrita(s)

          Fontes

          Notas de manutenção