Seja muito bem-vindo!

O AtoM é uma plataforma desenvolvida pela empresa canadense Artefactual a pedido do Conselho Internacional de Arquivos, inclusive por ele patrocinado.

Trata-se de um software para web para descrições arquivísticas baseada em normas de descrições internacionais. É uma ferramenta de acesso, difusão e descrição arquivística do acervo permanente da 3.ª Região.

Em um ambiente de preservação digital, a plataforma de acesso facilita a difusão da documentação custodiada através de um pacote de informação de disseminação – DIP, assim, é possível conferir pleno acesso aos documentos públicos digitais permanentes ou históricos através do software AtoM – Acces to Memory, com garantia da preservação e da não adulteração do documento, uma vez que o acesso é realizado por meio de representantes digitais.

Desde 2018, a Divisão de Arquivo e Gestão Documental do TRF3, a Biblioteca do TRF3 e a Divisão de Gestão Documental da SJSP têm realizado a seleção do acervo e sua descrição arquivística no referido sistema, nos moldes previstos no art. 40 da Resolução CNJ nº 324/2020.

O resgate e a preservação da memória institucional reforçam os elos do Poder Judiciário com a sociedade.

Boa pesquisa!