Área de identificação
Tipo de entidade
Forma autorizada do nome
Forma(s) paralela(s) de nome
Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) de nome
- Gabriela Shizue Soares de Araújo
identificadores para entidades coletivas
Área de descrição
Datas de existência
Histórico
Nomeada Desembargadora Federal do Tribunal Regional Federal da Terceira Região pelo Quinto Constitucional, preenchendo a vaga destinada a advocacia.
Locais
Estado Legal
Funções, ocupações e atividades
Formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com especialização em Direito Tributário (2005), mestrado (2013) e doutorado (2021) pela mesma instituição. Também possui especialização em Justiça Constitucional e Tutela de Direitos Fundamentais foi pela Universidade de Pisa (2018).
Como advogada atuou nas áreas de Direito Constitucional, Direito Eleitoral, Direitos Humanos e Direito Administrativo.
Na área acadêmica, leciona no Departamento Público da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na qual também é Coordenadora Adjunta da Revista da Faculdade de Direito e vice-líder do Grupo de Estudos de Direito Eleitoral. Foi Professora titular das disciplinas de Direito Eleitoral e de Direitos Humanos na graduação da Escola Paulista de Direito. Em outras instituições, atua como professora convidada em cursos de extensão e pós-graduação, além de proferir palestras e conferências em diversos estados do país.
É autora do livro “Mulheres na Política Brasileira: Desafios Rumo à Democracia Paritária Participativa” pela editora Arraes Editores, livro decorrente de sua tese de doutorado. Possui inúmeros textos e artigos publicados em diversos jornais, revistas e periódicos especializados.
É associada da CAOESTE - Conferencia Americana de Organismos Electorales Subnacionales por la Transparencia Electoral e da ABRADEP - Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político.
Foi apresentadora do Programa “Diversas: O Direito por Elas”, no Canal do Youtube da Escola Superior da Advocacia.
Mandatos/fontes de autoridade
Na Ordem dos Advogados do Brasil, foi membro da Comissão Especial de Direito Eleitoral do Conselho Federal, órgão máximo na estrutura da Ordem dos Advogados do Brasil. Já na seccional de São Paulo, da Ordem dos Advogados do Brasil, foi membro da Comissão de Direito Eleitoral, do Observatório Eleitoral, Coordenadora do Núcleo da Memória da Comissão de Direitos Humanos e Coordenadora Adjunta do Observatório de Candidaturas Femininas vinculado à Comissão de Direito Eleitoral.
Teve forte atuação classista: Foi diretora de comunicação do Sindicato dos Advogados de São Paulo. Integrou o Instituto dos Advogados de São Paulo e foi coordenadora do Grupo Prerrogativas.
Na Asociación Americana de Juristas (AAJ) – Rama Brasil, foi coordenadora do Observatório Eleitoral Internacional, organização não governamental com representação permanente perante a ONU.
Estruturas internas/genealogia
Contexto geral
Área de relacionamentos
Área de pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ocupações
Nota
Desde 30 de agosto de 2024.